A construção de edifícios é um setor indispensável às sociedades desenvolvidas, em que o conhecimento crescente da física das construções e a evolução tecnológica tem conduzido a uma maior complexidade no projeto e na obra, o que exige um ensino da área das CONSTRUÇÕES suportado na investigação e na inovação.
A Universidade sempre procurou dar uma resposta adequada aos desafios que a sociedade coloca, pelo que, desde 1926, na Universidade do Porto se ensinam conteúdos nesta área. Por isso, ao celebrar um centenário (1926-2026) deste longo percurso
justifica-se promover um evento com relevância, para descrever um percurso, caracterizar a atualidade e perspetivar a resposta aos grandes desafios futuros.
Por outro lado, é necessário efetuar a transição de gerações e de experiências acumulados, dada a absoluta necessidade de renovação e de rejuvenescimento da Universidade, bem como a promoção da ligação cada vez mais intensa com as empresas e instituições. A celebração dos 100 ANOS do ensino das CONSTRUÇÕES na Universidade do Porto /FEUP é uma forma de o fazer.
Celebrar significa: honrar o passado, dignificar, homenagear e refletir sobre os grandes desafios da engenharia civil e das possíveis respostas (habitação, reabilitação, inovação e qualificação profissional) e receber a mensagem das instituições e empresas.
Tudo isto constituirá o programa dos “100 ANOS DO ENSINO DAS CONSTRUÇÕES NA UNIVERSIDADE DO PORTO”.
Deseja-se que o evento, de inscrição gratuita, mas obrigatória por razões organizativas, seja a simbiose entre o convívio de todos os que ao longo dos tempos contribuíram e participaram neste percurso, com a partilha de conhecimento que é o motor indispensável para a mudança e transformação, recortada pelos momentos culturais e pelo prazer de um almoço conjunto.
Todos estão convidados bem hajam com a vossa presença!
